O adeus ao chefe Paulo Gaudenzi

06 de março de 2019

A Região Escoteira da Bahia lamenta profundamente e informa o falecimento do chefe PAULO GAUDENZI, ocorrido em Salvador neste dia 04/02/2019, às 15h30.

Filho do chefe Ítalo Giácomo Gaudenzi e da mãe loba Maria Cândida Dantas Gaudenzi, Paulo Renato Dantas Gaudenzi foi integrante do GE Baden Powell e do GE João XXIII. Aos 16 anos, foi o primeiro Escoteiro da Pátria da Bahia, em 1961.

O processo para o distintivo especial incluiu a conquista do Cordão de Mateiro e a realização da Grande Jornada, em que o jovem Gaudenzi realizou um trajeto a pé de 24 horas, desde a sede regional até a Lagoa do Abaeté, cozinhando a própria comida, acompanhado por dois observadores e elaborando o mapa do percurso, com Azimute (Percurso de Gilwell).

Em 1978, o chefe Paulo Gaudenzi teve uma participação crucial na ocasião em que a Região Escoteira da Bahia conseguiu o seu campo-escola, no Parque Metropolitano de Pituaçu, em Salvador. Quando assumiu a gestão da Secretaria da Indústria e Comércio, foi ele que intercedeu junto ao então governador Roberto Santos e a autorização foi então concedida.

Em 20/12/2018, em reconhecimento por suas contribuições ao Movimento Escoteiro, a Região Escoteira da Bahia dedicou a medalha Cruz de São Jorge ao chefe Paulo Gaudenzi.

Nesse momento difícil de perda, exaltamos a memória desse irmão escoteiro, em louvor e agradecimento, e apresentamos nossas sentidas condolências à família.

O sepultamento ocorreu no dia 05/02/2019, às 16h, no cemitério Jardim da Saudade, em Brotas, em que os familiares foram cumprimentados por muitos amigos e autoridades civis e militares.

Pular para o conteúdo