Como abrir uma Unidade Escoteira

O Escotismo é um movimento educacional de jovens, sem vínculo a partidos políticos, voluntário, que conta com a colaboração de adultos e valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, etnias e credos, de acordo com seu Propósito, seus Princípios e o Método Escoteiro, concebidos pelo fundador Baden-Powell e adotados pela União dos Escoteiros do Brasil. Como força educativa, o Escotismo se propõe a complementar a formação que cada criança, adolescente ou jovem recebe de sua família, de sua escola e de sua orientação religiosa.

O Propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente de caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades, conforme definido pelo seu Projeto Educativo. E assim contribuir para a educação de jovens, por meio de um sistema de valores baseado na Promessa e na Lei Escoteiras, para ajudar a construir um mundo melhor, onde as pessoas se realizem como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade construtivo na sociedade.

Graças ao trabalho voluntário de adultos que se preocupam com a construção de um mundo melhor, o Movimento Escoteiro tem alcançado um número bastante expressivo de crianças e jovens, por meio do funcionamento de Unidades Escoteiras Locais, presentes na maioria dos estados e cidades brasileiras.

Como abrir uma Unidade Escoteira

As Unidades Escoteiras Locais (UEL) podem ser constituídas por:

  • Seção escoteira autônoma é a menor Unidade Escoteira Local, e congrega membros de um mesmo Ramo, com um efetivo mínimo de oito crianças, adolescentes ou jovens, sob a responsabilidade de pelo menos dois escotistas (adultos).
    Conta também com um conselho de pais como órgão de apoio familiar (para os Ramos Lobinho, Escoteiro e Sênior), responsável por trabalhar em estreita cooperação com os escotistas, com o objetivo de acompanhar o planejamento e o relatório das atividades realizadas, bem como debater quaisquer assuntos de interesse, ouvir palestras de educadores, estudos conjuntos de problemas de educação, entre outros.
    A seção escoteira autônoma é reconhecida pela União dos Escoteiros do Brasil por meio do Certificado de Autorização de Funcionamento Anual.
    A fundação de uma nova seção escoteira autônoma terá o apoio da Região Escoteira ou do Escritório Nacional dos Escoteiros do Brasil (quando não houver Região Escoteira na localidade), que deverá acompanhar todo o processo.
  •  Grupo Escoteiro deve ter um efetivo mínimo de vinte associados registrados, congregar pelo menos duas seções e deve contar com Assembleia de Grupo, Diretoria de Grupo e Comissão Fiscal de Grupo para que seja reconhecido pela União dos Escoteiros do Brasil, por meio do Certificado de Autorização de Funcionamento Anual. Tem por objetivo tornar-se completo, atendendo crianças, adolescentes e jovens na faixa etária dos 6,5 aos 21 anos, de ambos os sexos, de modo a oferecer um  Programa Educativo integral, progressivo e contínuo.

Passos para criar uma Unidade Escoteira Local (UEL) ou Seção Autônoma.

  1. Ler o arquivo “Como criar uma Unidade Escoteira Local” no material de apoio.
  2. Acessar o Sistema Solicitações UEL ou Seção Autônoma.
  3. Preencher as informações e anexar os documentos solicitados no arquivo do item 1.
  4. Após o envio do formulário, você receberá um número onde poderá acompanhar toda a movimentação da solicitação.

Material de apoio

Como criar uma Unidade Escoteira Local

Download

Guia Seja Bem Vindo

Download

Façamos um plano de Grupo

Download

Como falar com os pais

Download

Ações para o crescimento

Download

Primeiros meses de uma Alcatéia

Download

Primeiros meses de uma Tropa Escoteira

Download

Primeiros meses de uma Tropa Sênior

Download

Primeiros meses de um Clã Pioneiro

Download

Modelo de Ata de Fundação

Download

Modelo de Estatuto para Grupo Escoteiro

Download

Modelo de Ata de Registro no Cartório

Download

Modelo de Ata de Assembleia UEL

Download
Pular para o conteúdo