Governança Institucional

Os Escoteiros do Brasil têm como principal objetivo o incentivo e desenvolvimento do Movimento Escoteiro no Brasil, com a propagação de seus princípios e valores.

O atingimento desse objetivo passa, obrigatoriamente e cada vez mais, pela adoção de boas práticas de Governança.

Essas boas práticas podem ser traduzidas pela adoção de medidas que incentivem a transparência, a prestação de contas, a responsabilidade das ações dos dirigentes, associados e profissionais e diálogo claro para que todos os associados manifestem sua opinião e tenham seus direitos respeitados.

Através da adoção desses 4 pilares (transparência, responsabilidade, equidade e prestação de contas) a Escoteiros do Brasil converte princípios em recomendações objetivas e práticas, com a finalidade de preservar e otimizar os valores e princípios da organização, contribuindo para a qualidade da gestão, sua longevidade e o bem comum.

Transparência, Equidade, Responsabilidade e Prestação de Contas

Transparência: envolve a divulgação de informações de interesse público, prezando por seu tratamento adequado e disponibilizando as partes interessadas não só as informações impostas por leis ou regulamentos, mas toda e qualquer solicitação realizada pelos diversos órgãos de controle e fiscalização.

Equidade: caracteriza-se pelo tratamento justo e isonômico de todas as partes envolvidas na condução e manutenção da instituição, quais sejam, os associados, o Conselho de Administração, a Comissão Fiscal Nacional, a Diretoria Executiva e demais partes interessadas (stakeholders), levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas.

Responsabilidade: pode ser entendida também como conformidade ou integridade, onde todos os processos, procedimentos e decisões adotadas pelos agentes da Governança Institucional (Associados, Conselhos, Diretoria, Auditoria Externa, profissionais e prestadores de serviços) devem agir e adotar Políticas no cumprimento de normas reguladoras, expressas nos estatutos sociais, nos regulamentos internos, políticas e nas instituições legais no país.

Prestação de Contas: todos os agentes de governança (Associados, Conselhos, Diretoria, profissionais e terceiros) devem prestar contas de sua atuação de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papéis, fundamentados nas melhores práticas contábeis e de auditoria.

Para acessar nosso drive com o Balanço Consolidado e o parecer da Comissão Fiscal dos últimos anos através do botão a baixo.

Documentos e Políticas

Política de Governança Institucional

Download
Pular para o conteúdo