Dirigentes institucionais são os adultos responsáveis pela condução da instituição em todos os seus níveis (nacional, regional ou local) exercendo funções de membros das diretorias ou de comissões fiscais e de ética. Precisam ter no mínimo 18 anos de idade e, assim como os escotistas, precisam ter disponibilidade para exercerem as suas funções e se desenvolver dentro do Movimento Escoteiro.

Cabem ao dirigente institucional as funções de apoio logístico, administrativo e financeiro às atividades desenvolvidas nas Unidades Escoteiras Locais e em outras instâncias dos Escoteiros do Brasil. Não participam diretamente das atividades das seções, porém são fundamentais para que elas aconteçam. Todo dirigente, ainda que de forma indireta, contribui para a formação das crianças, adolescentes e jovens dentro do Escotismo.

Procure um Grupo Escoteiro

Como ser Voluntário

A partir dos 18 anos, qualquer pessoa pode atuar como voluntário no Movimento Escoteiro, sem limite máximo de idade. Para isso, basta ter disponibilidade nos dias de atividade e poder dedicar-se ao preparo das atividades (duas horas por semana, em média), adorar o contato com a natureza, com crianças, adolescentes e jovens e compartilhar de nossos Princípios e Valores.

Se você se encaixa nesses requisitos, basta encontrar a Unidade Escoteira Local mais próxima da sua casa e entrar em contato. Fácil não?

O voluntário, seja escotista (que atua diretamente com os jovens) ou dirigente (que trabalha na administração do grupo escoteiro), é o elo entre a teoria e a prática. É ele quem incentiva e acompanha o desenvolvimento de cada jovem, quem prepara as atividades de forma que os escoteiros se sintam motivados e desafiados. O adulto é a ferramenta pela qual o Escotismo acontece, que possibilita que o jovem seja o protagonista e o foco de nosso Movimento.

Para efetuar o Registro Escoteiro, todos os voluntários precisam realizar o Curso de Proteção Infantojuvenil. O processo de formação, em que o adulto se dedica a conhecer mais profundamente cada Ramo, acontece no decorrer de sua vida escoteira, sendo indispensável a realização de cursos e leituras.

Pular para o conteúdo