Projeto Educativo

Educação para a Vida

Entendemos que educar para a vida é reafirmar nossa visão humanista da educação, que compreende o ser humano com sua enorme complexidade, e propõe o desenvolvimento e a utilização de todo o potencial das pessoas, para que vivam uma vida mais saudável, plena e feliz. Nossa proposta busca ajudar que as pessoas sejam capazes de interferir nas questões determinantes da saúde e bem-estar, e participar de modo criativo e ativo na construção de sociedade mais justa, solidária e equitativa.

O Movimento Escoteiro proporciona, de forma progressiva, oportunidades para que os jovens cresçam como pessoas, desenvolvendo-se como indivíduos responsáveis, solidários, autônomos e comprometidos, de acordo com os valores da Lei e Promessa Escoteira. Colaboramos de maneira determinante para a aquisição de competências para a vida, tais como autonomia, autoconfiança, determinação, liderança, respeito pela diversidade, habilidades para lidar com a complexidade, entre outros.

Projeto Educativo

O Projeto Educativo dos Escoteiros do Brasil é o conjunto de ideias e definições fundamentais que outorgam identidade e propósito à nossa organização, explicitando nossa proposta educativa e especificando os meios necessários para alcançá-la. É, em síntese, uma proclamação que justifica a nossa existência.

Nas linhas gerais do Projeto Educativo se encontram os fundamentos definidos pelo Fundador, Baden-Powell, adotados pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro, e oferecem uma visão geral dos elementos-chave que caracterizam nosso Movimento, garantindo que o Escotismo oferecido no Brasil permaneça relevante através do alinhamento de sua proposta educacional à realidade social.

Sua estrutura apresenta o Movimento Escoteiro como uma proposta de educação para a vida, descrevendo, de maneira atualizada, nossas definições e convicções fundamentais. Considera, neste contexto, as principais tendências da juventude em nosso país, os desafios globais e o compromisso dos Escoteiros do Brasil neste cenário, incluindo os ODS como agenda global para o desenvolvimento.

Faz parte do Projeto Educativo a descrição clara e atualizada do nosso propósito de desenvolvimento integral e educação para a vida, que tem como missão de contribuir para educação das pessoas que transformarão o mundo, por meio de um sistema de autoeducação progressiva. Neste sentido apresentamos nossos Princípios, Método Escoteiro e Programa Educativo.

Finalmente, o Projeto Educativo deve descrever o perfil de pessoas que aspiramos ajudar a crescer, expressando o conjunto de características desejáveis ao final de sua permanência no Movimento Escoteiro.

Projeto Educativo do Movimento Escoteiro

Download
Pular para o conteúdo