Centenário do chefe Waldemar Henriques

13 de fevereiro de 2021

Waldemar Henriques da Silva foi um daqueles chefes inesquecíveis do escotismo baiano. A Região Escoteira da Bahia homenageou esse grande mestre por ocasião do centenário de seu nascimento. Veja no texto a baixo.

Homenagem dos Escoteiros da Bahia (1917 -2017)
ao Centenário do chefe Waldemar Henriques

Chefe Waldemare sua filhaJacqueline.
Chefe Waldemar e sua filha Jacqueline.

Reza a lenda escoteira que quando um chefe se transfere para o Grande Acampamento, seu espírito continua a nos acompanhar e a se dedicar ao Movimento Escoteiro. Certamente, um dos guias espirituais do nosso voluntariado na Bahia é o chefe Waldemar, escoteiro marcante que se dedicou por décadas à condução e à orientação dos nossos jovens, sob a bandeira do Escotismo, enriquecendo nossa História e inspirando-nos a seguir em frente.

Waldemar Henriques da Silva nasceu em 15 de setembro de 1917, em Salvador, e tornou-se alfaiate ainda jovem. Sua vocação profissional se desenvolveu na alfaiataria que levava o nome do seu pai, Mário Silva, de quem herdou o ofício, na Rua do Viaduto da Sé, 46 -sala 23, no centro da capital baiana. A dedicação e o perfeccionismo com que desempenhava seu trabalho o tornou bem conceituado junto às autoridades militares e civis, especialmente entre as décadas de 1940 e 1980.

Mas uma outra afinidade também marcaria profundamente sua vida. O jovem, que tinha a seriedade e o rigor como traços bem definidos de sua personalidade, iniciou sua vida no Movimento Escoteiro em setembro de 1941, ao ingressar como Pioneiro no Clã da Associação Marcílio Dias e, após sua primeira Vigília, fez a Promessa Escoteira.A partir daí, passou a conciliar trabalho e Escotismo, duas atividades pelas quais nutria grande paixão.

Alguns anos mais tarde, assumiu a direção da Associação dos Escoteiros do Mar João das Bottas, substituindo o Chefe Landulfo Vaz Santana. Na condução do João das Bottas, o chefe Waldemar imprimiria o seu estilo proativo e disciplinador, marcando um período em que o Grupo experimentaria um grande crescimento de seu efetivo, de forma sustentável,que o tornaria referência em todo o Estado.

Entre 1943 e 1950, foi eleito Comissário Regional Adjunto e, sendo entusiasta do crescimento do Movimento Escoteiro, participou da organização e fundação de vários Grupos Escoteiros na capital e no interior, entre os quais o Maestro Wanderley, Duque de Caxias, Luiz Tarquínio, Santa Cruz, Santos Dumont e o Edgar da Cruz Cordeiro.

O Chefe de Grupo Waldemar valorizava a capacitação escoteira, tendo ele mesmo participado de diversos cursos de aprimoramento para chefes e, posteriormente, passou a integrar equipes de formação em cursos de níveis Preliminar e Básico, na década de 1970.

GEMar João das Bottas em atividade externa.
GEMar João das Bottas em atividade externa.

O chefe Vavá, como também era chamado, incorporava o Escotismo em todos os aspectos de sua vida. Muito cuidadoso com os enfermos, acompanhava e visitava familiares doentes, costumava prestar socorro a conhecidos e também a desconhecidos nas ruas de Salvador.

Em certa ocasião, por volta de 1995, já bem doente, durante uma viagem com a família a Esplanada, no interior da Bahia, avistou uma área extensa, toda gramada e bonita. Permaneceu por alguns minutos a contemplar o local e, já com a voz fraca, comentou: “aqui dá pra fazer um bom acampamento…”

Em 22 de junho de 1996, em Salvador, o chefe Waldemar nos deixava para habitar o plano espiritual. Se estivesse fisicamente entre nós, neste ano de 2017 teria completado 100 anos de idade. O legado construído por seu espírito de liderança e de comprometimento o faz ser lembrado pelas gerações seguintes como uma das maiores referências do Escotismo baiano. Por tantas e justas razões, a Região Escoteira da Bahia exalta sua memória em gratidão e reconhecimento pelo muito que fez por nossos jovens e lhe presta esta homenagem póstuma por seu trabalho e dedicação ao Escotismo brasileiro.

Sempre alerta, chefe Waldemar!

ESCOTEIROS DA BAHIA
Diretoria Regional de Comunicação
Publicação original em Salvador/Ba, 29 de dezembro de 2017
Texto por Jonaldo Batista

Colaboraram com textos e fotos:
– Jacqueline Leal Silva –Filha do chf Waldemar Henriques
– DCB Dilma L. de Carvalho Sentges – GE Antônio Vieira

Pular para o conteúdo