Eventos Escoteiros são oportunidades de encontro, intercâmbio e amizade, marco de valores propostos na Lei e na Promessa Escoteira. Caso não sejam respeitadas as normas ou instruções apresentadas pela Equipe de Organização, serão estabelecidas medidas apropriadas a serem tomadas, podendo, inclusive, culminar na exclusão do participante. No caso de exclusão, o participante responderá pelo custeio integral de todas as despesas decorrentes desta situação;
Identificação e circulação: Durante todo o evento o participante deverá utilizar o seu próprio lenço escoteiro, além de portar a carteira de registro na UEB.
Atitudes e Comportamento: O momento é um evento de encontro, intercâmbio e amizade, o marco de valores propostos na Lei e Promessa Escoteira. Caso não se respeite as normas ou instruções apresentadas pela Comissão Organizadora serão verificadas junto ao responsável da Unidade Escoteira, a medida apropriada a ser adotada, podendo, inclusive, culminar na exclusão do participante da atividade.
Apresentação pessoal: Nas cerimônias oficiais de abertura e encerramento deverá ser utilizado o uniforme ou vestuário escoteiro constante do P.O.R., salvo os casos previamente informados, com a devida justificativa. Fica expressamente proibido, em atividade escoteira, o uso de qualquer peça de uniforme ou equipamento de uso privativo das Forças Armadas e das Polícias Militares e do Corpo de Bombeiros Militares dos Estados, Distrito Federal e Territórios, ou caracterizador das mesmas, por qualquer membro do Movimento Escoteiro conforme Resolução 07/2009 do Conselho de Administração Nacional – CAN. Esta regra não se aplica ao sócio da UEB, que seja militar, quando estiver em representação das Forças Armadas e das forças auxiliares.
Relações-Interpessoais: Não são permitidas atitudes, ações ou atividades que afetem a integridade dos participantes, sejam físicas, psíquicas, morais ou sua estabilidade emocional. Homens e mulheres devem manifestar respeito mútuo e não demonstrar publicamente atitudes próprias da intimidade.
Objetos de valor: Aconselhamos aos participantes que identifiquem seus pertences e aos jovens não levem objetos de valor alto. A organização do evento é responsável pela “segurança pessoal” dos participantes dentro da área destinada à realização do evento. O escritório regional e os organizadores da aventura não se responsabilizam por objetos perdidos, danificados e/ou extraviados de uso pessoal ou das patrulhas, tais como, câmeras fotográficas, celulares, relógios dentre outros.
Armas: Aos participantes não é permitido o porte ou mesmo uso de qualquer tipo de arma, bem como de apontadores ou iluminadores a base de “Raio Laser”.
Fumo e consumo de bebidas alcoólicas: Fumar não será permitido devido ao risco de queimadas no local e será expressamente proibido consumir bebidas alcoólicas em todas as áreas da atividade. Posse e consumo de drogas: A posse e/ou consumo de drogas é penalizada por lei nacional. Qualquer participante que seja surpreendido com drogas, consumindo ou facilitando a outros, será excluído da atividade e encaminhado às autoridades competentes.
Saídas da área da atividade: A permanência na área de acampamento e/ou de atividades será obrigatória durante toda a atividade. Salvo em situações de urgência, as saídas não previstas na Programação deverão ser autorizadas pelo escotista responsável pelo campo ou pelo coordenador da Programação, em conjunto com o Coordenador Geral. Isso vale também para os Escotistas.
Danos e prejuízos: Os participantes serão responsabilizados diretamente por eventuais danos e/ou prejuízos causados à propriedade por atos ou atitudes indevidas. Furto ou roubo é causa para exclusão da atividade e ações pertinentes a cada caso.
Comércio: não será permitido comercializar nenhum produto sem a autorização prévia da Diretoria Regional dos Escoteiros da Bahia;
Uso de imagem: Os participantes do evento cedem à União dos Escoteiros do Brasil o direito de uso de imagens, na forma de fotografias ou filmagens realizadas ao longo do evento, para fins de promoção do Escotismo no Brasil. Com isso, a UEB passa a ter direito sobre o uso dessas imagens em materiais gráficos e digitais em suas produções, seja o material destinado aos próprios escoteiros, seja material promocional voltado à divulgação do Movimento Escoteiro.
Ultima atualização: 24/07/2023